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EDUCACAO MEDICA/TNDD []
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Id:479 - (754)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Organización Panamericana de la Salud*.
Título:Informe del Comité del Programa de Libros de Texto de la OPS/OMS para la Enseñanza de la Medicina Preventiva y Social en las Escuelas de Medicina de la América Latina^ies Report of the PAHO/WHO Textbook Program Committee on teaching preventive and social medicine in the Latin American schools of medicine-
Fonte:Washington, D.C; Organización Panamericana de la Salud; 1975. 13 p. .
Resumo:O folheto traz informações acerca da Segunda Reunião do Comitê do Programa de Livros da OPS/OMS para o Ensino da Medicina Preventiva e Social nas Escolas de Medicina da América Latina. São feitas algumas colocações acerca de reuniões que ocorreram em outros anos, que serviram de base para debates, questionamentos, e consequentes resoluções sobre a melhor bibliografia a ser utilizada.^ipt.
Descritores:Medicina Social/eucc
Educação Médica/tndd
Medicina Preventiva/eucc
Ensino/métodos
Escolas Médicas
Materiais de Ensino/provis
América Latina
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/DRH/10078.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - H-01 - 008

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Id:459 - (734)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Chaves, Mário M; Ferreira, José Roberto; Pulido M., Pablo A; Rondon Morales, Roberto;Kisil, Marcos
Título:Cambios en la educación medica: un analisis de la integración docente asistencial en America Latina^ies Changes in medical education: an analysis of teaching care integration in Latin America-
Fonte:s.l; FEPAFEM; 1984. 161 p. .
Resumo:A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Fundação Kellogg e FEPAFEM concordaram em realizar um programa conjunto para estudar os resultados obtidos por estas três instituições em uma série de projetos dentro do conceito genérico de "inovadores". Foi propósito comum relacionar, tanto quanto possível, "educação médica" com "serviços de saúde", principalmente a nível de cuidados primários. Este programa, que foi chamado pela sigla PROAIDA, foi desenvolvido em várias fases, a saber: a) a identificação de projetos a nível nacional que foram objeto de análise; b) visitas a esses projetos para observar e executar entrevistas guiadas dedicadas para verificar a informação de que já havia sido obtido pela análise da documentação pertinente; c) realizar pré-seminarios envolvendo planejadores, implementadores e avaliadores de projetos; d) a realização de seminários em todo o país e por fim, e) apresentação das conclusões nesses seminários nacionais^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Saúde Pública/eucc
Serviços de Saúde/tndd
Saúde Pública/tndd
Bolívia
 Brasil
 Colômbia
 Jamaica
 México
 Nicarágua
 Panamá
 Venezuela
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-01 - 001

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Id:454 - (729)
Autor:Miller, George; Abrahamson, Stephen; Cohen, Ira S; Graser, Harold P; Harnack, Robert S; Land, Adelle; Oliveira, Maria Helena Caldas de.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Antecedentes e teoria^ipt / Background and theory
Fonte:In: Miller, George; Abrahamson, Stephen; Cohen, Ira S; Graser, Harold P; Harnack, Robert S; Land, Adelle; Oliveira, Maria Helena Caldas de.Ensino e aprendizagem nas escolas médicas^ipt. São Paulo, Nacional; EdUSP, 1967. p.45-53.
Resumo:O texto traça os antecedentes do ensino médico, bem como o processo de formação e aprendizagem contínua dos profissionais da área da Saúde.^ipt.
Descritores:Formação de Recursos Humanos
Educação Médica/hstt
Educação Médica/tndd
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-01 - 008

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Id:423 - (698)
Autor:Berry, George Packer.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Medical education in transition^ien.
Fonte:J. med. educ;28(3):17-32, mar. 1953. .
Resumo:Nos últimos 50 anos, vem ocorrendo um progresso médico vertiginoso; extraordinários avanços foram feitos na medicina. Entretanto, tal crescimento da ciência tem complicado o ensino da medicina, uma vez que esse avanço tecnológico gerou um impacto na cultura da sociedade, forçando ao médico a mudar o seu foco nas relações com o cuidado no dia-a-dia do doente. A geração atual de médicos que entram prática médica encontrar um ambiente muito diferente do que o vigente há 50 anos. Toda a atmosfera mudou, mas o currículo médico não foi incluído nessas mudanças, de forma a atendê-las melhor. Pelo contrário, ele continua a aderir a um padrão que foi concebido em diferentes momentos e em diferentes circunstâncias. Desta forma, o artigo trata de tais mudanças ocorridas na medicina, destacando períodos históricos, e circunstâncias, e propõe uma avaliação no currículo médico, de forma a adaptá-lo à atualidade^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Meio Eletrônico:http://journals.lww.com/academicmedicine/Citation/1953/03000/Medical_Education_in_Transition.1.aspx
Localização:- 039 - 039 - 039 - 039 - 039

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Id:413 - (688)
Autor:Wegman, Myron E. ; Middleton, S.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La Organizacion Mundial de la Salud y la educacion médica^ies / The World Health Organization and medical education
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;44(5):375-381, mayo 1958. .
Resumo:É de interesse fundamental da Organização Mundial da Saúde (OMS) a preservação e restauração da saúde no mundo. Para tanto, é necessário que sejam formados médicos capacitados, informados e conscientes de sua responsabilidade social, sendo este um fator essencial para qualquer plano completo e equilibrado de saúde pública e de medicina. Para que tais objetivos sejam alcançados, a Organização colabora ativamente no estudo de normas, na observação e análise permanentes do desenvolvimento da educação e treinamento dos médicos, facilitamento do intercâmbio de experiência entre os professores (através de conferências e seminários), acrescentar e fortalecer as facilidades educativas locais, realizar estudos sobre o ensino médico, propiciar a coordenação das atividades de instituições interessadas no progresso da educação médica, e na divulgação da informação sobre programas e métodos educativos, através de publicações. Desta forma, no artigo são expostos o programa da OMS para a educação médica, bem como um balanço de publicações e eventos como seminários e congressos de medicina^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Organização Mundial da Saúde
América do Norte
 América Latina
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v44n5p375.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 027

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Id:409 - (684)
Autor:Grzegorzewski, Edward.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La Organizacion Mundial de la Salud y la formacion del medico^ies / The World Health Organization and medical training
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;41(1):7-9, jul. 1956. .
Resumo:Como uma das agências da família das Nações Unidas, a Organização Mundial da Saúde está consciente da complexidade dos fatores que influenciam a saúde do homem e crê que a pessoa fundamental na luta por saúde, o médico, deve estar preparado adequadamente para compreender dessa complexidade e atuar em conseqüência. São importantes, a este respeito, algumas considerações baseadas em estudos de tendências e problemas de educação médica. As funções principais da educação médica podem se agrupar em três categorias: ensino, investigação e serviço. Cada uma destas funções deve se basear em objetivos definidos, nos recursos que são mobilizados para este propósito e as condições que determinam este trabalho dos médicos. O autor aconselha que seja realizada uma revisão de tempos em tempos dos objetivos e métodos docentes e a adoção de uma atitude ativa em conformidade com a tendência do tempo atual. É verdade que o conhecimento básico em medicina deve ser comum a todos os médicos em diferentes partes do mundo, mas este conhecimento básico será de valor relativo se não se suplementa com um ensino especial que leva em conta as condições e problemas locais específicos. A educação médica está habitualmente em estreita relação com todo o sistema educacional do país. Mas, junto com a investigação, a atenção médica e a saúde pública, constitui parte do esforço total de um país para o progresso em matéria de saúde e de bem estar da nação. Os responsáveis dessas atividades devem trabalhar em conjunto para determinar o tipo de médico que a sociedade requer. Esta conjunção facilitará aos educadores médicos a tarefa de formular o programa de ensino adequado para essa sociedade. Esse programa deve também levar em conta as necessidades quantitativas e qualitativas que o país tem de médicos gerais e especialistas. De acordo com o autor, deve-se criar uma atmosfera científica e inspirar ao pessoal docente jovem e aos estudantes a ideia de busca contínua da verdade, mesmo em um trabalho de rotina diária. Por fim, é feita uma reflexão, na qual se considera que seja realizada uma revisão contínua e modificação de objetivos e métodos individuais e coletivos, o intercâmbio e a combinação das experiências, uma experimentação cuidadosa planejada no processo de ensino e aprendizagem, que ajudará aos médicos e profissionais da saúde a manter o papel ativo, honorável e construtivo da educação médica no progresso social e cultural dos países^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Educação Médica/normas
Escolas Médicas/normas
Organização Mundial da Saúde
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v41n1p7.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 024

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Id:408 - (683)
Autor:Salveraglio, Federico J.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La enseñanza de la higiene y medicina preventiva en las facultades de medicina^ies / Instruction in public health and preventive medicine offered in medical schools
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;35(4):375-385, oct. 1953. .
Resumo:O autor, professor de saúde pública na Escola de Medicina de Montevideo, relatou as atividades que observou durante a visita a várias Escolas de Medicina e Higiene da Europa, Norte e Sul da América. Ele destaca o interesse que vem sido mostrado no ensino da medicina preventiva e social, particularmente nas escolas das Américas. É feita uma descrição de diferentes técnicas de instrução, as quais são baseadas geralmente nestes princípios: 1) ensino da estatística médica nos primeiros anos de carreira; 2) ensino da epidemiologia clínica, centrado no ensino ao redor do enfermo; 3) integração do ensino com a medicina preventiva e social com o ensino clínico e também de matérias básicas; 4) ensino do planejamento da administração sanitária e de assistência médica. Propõe o seguinte plano para o ensino da medicina preventiva da Faculdade de Medicina: 1) um curso de estatística médica, no primeiro ou segundo ano de carreira; 2) um curso de epidemiologia clínica, coordenado com o curso de patologia e clínica de doenças infecciosas no quarto ano; 3) o estudante deve realizar o estudo sócio-médico de pacientes sob seus cuidados nos cursos clínicos; 4) que se dê mais extensão ao ensino da medicina preventiva nas clínicas infantis, obstetrícia, psiquiatria, entre outras; 5) que no último ano se ensine na forma prática a parte de higiene ambiental, medicina social e administração sanitária; 6) considera que em todos os exames de clínica, deve-se interrogar ao examinado a propósito dos problemas epidemiológicos ou de medicina social que se levanta o doente estudado^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Educação Médica/normas
Medicina Preventiva/eucc
Escolas Médicas/normas
Currículo
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v35n4p375.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 023

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Id:405 - (680)
Autor:Smillie, W. G.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La salubridad en Latino América: un cuarto de siglo de progreso^ies / Sanitation in Latin America: a quarter century of progress
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;29(2):171-180, feb. 1950. .
Resumo:O autor faz uma breve análise dos avanços alcançados na educação médica na América Latina durante 25 anos anteriores a publicação deste artigo, e especialmente, revê as enormes melhorias em medidas de proteção da saúde. Assinala também a contribuição da ciência norte americana, e onde tiveram maior êxito com o desenvolvimento da prevenção a doenças. É extremamente perigoso, naturalmente, chegar a conclusões derivadas de um curto período de observação (três meses), mas é possível e ainda vantajoso comparar um período com outro, sem levar em conta os anos transcorridos. Foi tomado como linha básica o ano de 1920 e se comparou a organização dos serviços de saúde daquele ano com os resultados obtidos em 1948. Este método dá um amplo panorama da saúde, sem marcar os detalhes de dedicação pessoal, sacrifícios, desalento, trabalho e desenganos dolorosos, que são todos parte integrante da marcha rumo à melhoria social. Não foram estabelecidas comparações entre um país sul-americano e outro. Como é natural, alguns países tem avançado mais rapidamente que outros, devido em grande parte a diferenças de estrutura social básica e desenvolvimento econômico, mas em todos os países, mesmo os menos favoravelmente situados, foram obtidos grandes avanços no campo da ciência médica, no decurso de uma geração. O autor ainda discutiu brevemente as mudanças da educação médica, os avanços da investigação e o desenvolvimento da Administração de Salubridade e a assistência médica^ipt.
Descritores:Saúde Pública/tndd
Educação Médica/tndd
Saneamento
América Latina
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v29n2p171.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 020

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Id:403 - (678)
Autor:Organización Panamericana de la Salud.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Primer Congreso Panamericano de Educación Médica^ies / First Pan American Congress of Medical Education
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;32(1):35-36, ene. 1952. .
Resumo:O texto trata das discussões acerca do ensino da educação médica, no âmbito do Primeiro Congresso Pan-Americano de Educação Médica, realizado em Lima, Peru, de 14 a 18 de maio de 1951. Foram estudados problemas que se confrontam atualmente com o ensino da Medicina, e dessa forma, consideradas idéias que foram expressas, tornando-as um ideal de progresso e evolução, que deve ser mantido. Desta forma, foram aprovadas as seguintes resoluções: 1) a criação de uma Oficina Pan-Americana de Educação Médica, permanente; 2) a sede da Oficina será em Lima, Peru, com o reconhecimento da gestão inicial deste Congresso; 3) os Congressos Pan-Americanos de Educação Médica serão de forma periódicos, convocados por uma Comissão; 4) o próximo Congresso deverá ser realizado em São Paulo, no mês de janeiro de 1954, como homenagem ao Quarto Centenário da fundação da cidade^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Medicina Preventiva/eucc
Cooperação Técnica
Escolas Médicas/org
América Central
 América do Sul
 América do Norte
 América Latina
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v32n1p35.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 014

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Id:401 - (676)
Autor:Zuckermann, Conrado.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Necesaria reforma en la enseñanza médica: nuevo plan de estudios^ies / Needed reform in medical education: new curriculum
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;32(1):26-34, ene. 1952. .
Resumo:De acordo com o autor, é um grande erro afirmar que a Medicina é somente dedicada a pessoas doentes; mais do que isso, ela é uma arte científica, na qual se conservam a saúde física e espiritual, sendo sua missão investigar, ensinar e lutar pela melhoria do homem. Desta forma, o autor propõem uma reforma no ensino médico, através de um novo currículo de estudos, tendo como características: 1) maior extensão dos trabalhos referentes à higiene, medicina preventiva, social, do trabalho, epidemiologia, organização sanitária e assistência clínica; 2) estudo sucessivo em harmonia com a colocação das nosologias nas clínicas; 3) supressão da divisão de nosologia e clínica em “cirúrgica” e em “médica”, e distribuição destas por aparelhos, sistemas e topografias; 4) propor um ensino que seja gradual, esquematizado, gráfico, prático e completo. Em sua conclusão, o autor afirma que é precisamente a convivência mútua entre os professores, chefes de departamento, pesquisadores e médicos que irão moldar a alma do estudante/estagiário e ainda fazê-lo apreender os conceitos de ética, regras e dicas para a prática profissional^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Ensino/métodos
Papel do Médico
Escolas Médicas/org
Currículo
México
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v32n1p26.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 012

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Id:397 - (672)
Autor:Hurtado, Alberto.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Impresiones acerca del Primer Congreso Mundial de Educacion Medica^ies / Impressions of the First World Congress on Medical Education
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;37(1):10-22, jul. 1954. .
Resumo:Neste artigo são colocadas algumas impressões acerca do Primeiro Congresso Mundial de Educação Médica, na Faculdade de Medicina de Lima, Peru, em outubro de 1953. Sendo assim, o autor conduz o texto tendo como questionamento os problemas de educação médica, que segundo consenso dos órgãos médicos, são em boa parte, problemas da educação geral do indivíduo. Tais problemas se iniciam antes que o estudante ingresse na Faculdade de Medicina e se estendem além da graduação. A resposta para esta questão consiste na preparação do meio de onde se lançará a semente dos conhecimentos médicos e a manutenção do produto da semente lançada. Sendo assim, as matérias ministradas nas faculdades de Medicina também foram discutidas, e um dos apontamentos é de que, para uma formação mais completa e humanista, sejam ministradas cadeiras como antropologia, psicologia entre outras. A educação médica é uma grande questão da profissão de médico, pois tem repercussões políticas e sociais ampliadas, visto que seu objetivo é preparar eficientemente a quem vai ser utilizado pelo Estado e a sociedade. Desta forma, é justo e eqüitativo que tal problema seja resultado mediante da ação conjunta de todas as partes interessadas, com o aporte da técnica e o fornecimento dos meios econômicos requeridos, tendo como moto o bem-estar de todos os semelhantes. Estas foram, em linhas gerais, algumas preocupações que foram expostas no Primeiro Congresso Mundial de Educação Médica, visto que suas atividades e debates foram voltados exclusivamente para o período que conduz o estudante a obtenção do título profissional, ou seja, a sua formação durante a graduação^ipt.
Descritores:Educação Médica/normas
Educação Médica/tndd
Escolas Médicas/normas
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v37n1p10.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C02 - 045

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Id:390 - (664)
Autor:Bejarano, Jorge.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La educación médica en la época actual y sus tendencias^ies / and trends times and trends times and trends
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;32(1):13-19, ene. 1952. .
Resumo:O autor analisa o tema, implicando na história da evolução da medicina através dos séculos. Impera no presente século o espírito que a criou: curar as enfermidades e aliviar dores. Deve-se buscar também no médico o rumo que toma na presente hora o serviço médico seletivo. Reconhece-se com facilidade que a educação geral é importante e essencial para o bem estar de uma nação, e que a democracia, a menos que a população tenha adquirido um certo nível educacional, é um mito, e para alcançá-la é necessário se libertar de todos o gasto, pelo menos na educação primária e secundária. O autor afirma que a saúde é igualmente essencial ao bem estar de uma nação, e que é um dos bens da vida a que o homem tem direito. Desta forma, para que uma sociedade funcione satisfatoriamente, requer-se que seus membros estejam saudáveis, pois, com material humano inferior, nem em educação, nem democracia são possíveis. Quem analisa o ensino médico atual, o encontrará impregnado o espírito predominante: excessivamente técnico e debilmente social. O mundo inteiro se encontra hoje em um período de inquietante crise devido ao que a tecnologia vem fazendo com a sociologia. O homem de nosso tempo domina desde o átomo a distância. No campo da nutrição, por exemplo, dominamos a química, transformação e utilização de alimentos aos seus menores elementos. Temos os conhecimentos necessários para produzir todos os alimentos que o povo poderia consumir. Mas, apesar de tê-lo, mais da metade da população padece desnutrida. Não se pode negar que a tecnologia já excedeu o superado à sociologia, e enquanto as ciências naturais e físicas vem progredindo de forma surpreendente, a organização social e econômica do universo atual não guarda proporções com a técnica criada por aqueles dois ramos da ciência humana. A pobreza segue sendo a maldição da humanidade e o progresso científico ou técnico não alcançado atenua seus efeitos em nenhuma parte do mundo. Tem-se alcançado meios de comunicação que salvam a distância entre os continentes, mas este poderoso descobrimento, resultado de uma técnica e de uma ciência mais avançada, nos faz cair em descuido, por não saber criar ao mesmo tempo uma organização social que assegura a cooperação pacífica entre os povos. Segundo o autor, é uma tremenda realidade aceitar que se sabe como prevenir e curar muitas enfermidades, muitas das quais estão erradicadas em alguns continentes, mas que todavia na América, a cada ano morrem, prematuramente, milhões de seres cuja enfermidade e morte poderiam ser evitadas. Se analisarmos que a medicina é a mãe de toda a ciência social, e fundamento de toda pedagogia, a fonte de toda psicologia, a guia mais segura da justiça em matéria criminal, tende-se a concluir que ela é a ciência do homem inteiro, seja doente ou em gozo pleno de sua saúde^ipt.
Descritores:hsttação Médica
Educação Médica/tndd
Escolas Médicas/org
Cooperação Internacional
América Central
 América do Sul
 América do Norte
 América Latina
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v32n1p13.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 011

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Id:385 - (659)
Autor:Horwitz, Abraham.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Enseñanza de higiene y medicina preventiva en los programas de educación médica^ies / Teaching hygiene and preventive medicine in medical education programs
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;32(1):20-25, ene. 1952. .
Resumo:O texto propõe que o exercício da medicina se transforme em uma ação social, através do ensino da medicina e higiene preventiva nos programas de educação médica. Desta forma, identifica-se que a expressão “higiene e medicina preventiva” indica um conjunto de disciplinas destinadas a incorporar a formação do médico, possuindo doutrina e métodos para a promoção do bem-estar físico, mental e social dos indivíduos e comunidades. A prevenção de enfermidades resulta na conseqüência da concepção de um processo educativo, que deve ser continuado. Sendo assim, o autor propõe um esquema para o ensino de higiene e medicina preventiva nos programas de educação médica, além da análise dos fundamentos que o formam. Justifica-se o ensino da higiene e medicina preventiva baseando-se no fato de que a ciência tem uma ação social hoje em dia, tendo em vista de que um de seus principais propósitos é a prolongação da vida e obtenção de meios para satisfazer as necessidades básicas dos indivíduos, melhorando as condições de seu meio ambiente. Simultaneamente, estimula o desenvolvimento cultural do homem e facilita uma compreensão real dos valores de sua existência, sendo esta uma ação humanizada. Portanto, corresponde à Universidade dar forma a estes objetivos gerais e repassar a seus educandos como uma doutrina de ação permanente. Os profissionais formados nesta escola de pensamento devem por em prática estes princípios em todas as suas atividades específicas, e estendê-las ao meio em que atuam como um método de educação de indivíduos. O estudante de medicina deve aprender a reconhecer os fatores sociais e do ambiente em casa caso, para avaliá-los em relação ao problema médico e assumir a responsabilidade destes como parte do diagnóstico e tratamento. O autor afirma que deve se proceder, no último ano de estudos, uma revisão da medicina preventiva em conjunto e integração com a saúde pública. Analisar, antes de tudo, os recursos que dispõem o Estado e as comunidades, para resolver os problemas pertinentes. Inclui-se, como que naturalmente, a assistência médica, e se considera assim o saneamento do ambiente, controle das doenças transmissíveis, educação sanitária entre outros. Com este propósito, os estudantes incorporarão atividades dos organismos de saúde pública do Estado, onde praticarão as técnicas e procedimentos para a prevenção de enfermidades e proteção da saúde. As Unidades Sanitárias representam o meio mais adequado para dar forma a este aspecto essencial da formação do médico. Compreende-se que dessa forma é possível atrair para essa especialidade o número de técnicos que os governos querem, ou seja: notando a importância dos fenômenos sociais na gênese da doença, se acentua a idéia de prevenção sobre a de cura e se faz do homem são físico e mental o objetivo permanente da ação do médico^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Medicina Preventiva/eucc
Ensino/métodos
Escolas Médicas
Estados Unidos
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v32n1p20.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 001

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Id:382 - (655)
Autor:Payne, Anthony M. -M.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La innovación derivada de una nueva unidad^ies / The innovation derived from a new unit
Fonte:Educ. méd. salud;1(1):28-38, 1966. .
Resumo:Uma análise da causa e dos mecanismos das enfermidades revela que a classificação usada atualmente não satisfaz aos requisitos da medicina moderna e que não responde aos fins da educação médica. Da união das profissões de saúde e as ciências sociais surgirá a inovação que tão urgentemente se necessita. Por ocasião da Conferência do LX aniversário do “Milkbank Memorial Fund”, foram examinados três temas, a saber: o movimento demográfico, a eficácia dos serviços de saúde mental e as ciências de conduta na educação médica. O prognóstico é de que deve haver uma união entre as ciências médicas e as de conduta, e assim se dará lugar para que se consiga uma nova grande unidade, e dessa nova união nascerá a inovação de que a medicina (e mais ainda os médicos) necessitam. Atualmente, enfrentam-se três explosões: a de população, as de aspirações crescentes, e, detrás destas, a da bomba atômica (pode-se tratar de evitar a responsabilidade desta última). Não pretendendo atribuir às profissões de saúde a responsabilidade principal a esse respeito, o autor menciona que não há dúvida que lhes corresponda uma importante função. Deve-se buscar a inovação em uma unidade de aproximação entre as profissões de saúde e ciências sociais e políticas. Estes problemas não podem se resolver em laboratório, mas devem ser estudados na própria vida real, com suas múltiplas variantes; algumas delas, sem dúvidas, conseqüentes; outras aparentemente distantes, mas muito significativas; outras fora. Os estudos devem abarcas estas variantes remotas^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Causalidade
Ciências Sociais
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/a244128.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 018



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